Notícias

Crescimento no mercado pet impulsiona a economia na região Sudeste

O mercado pet brasileiro é um dos mais resilientes do mundo, tanto que nos dois anos de pandemia houve um aumento impressionante de 42,5% no faturamento, saltando de R$35,3 bilhões, em 2019, para R$51,7 bilhões, em 2021. Segundo levantamentos do Instituto Pet Brasil (IPB), a perspectiva de crescimento para 2022 é de 14,7% e, para 2023, mesmo com todos os desafios impostos neste momento pós-pandêmico, é que o setor continue crescendo na casa dos dois dígitos: a última projeção realizada pelo IPB aponta para uma alta de 22%.

Certamente é o carinho dos brasileiros pelos seus pets que faz com o que o segmento continue aquecido, afinal os animais de estimação já são considerados membros da família. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 46,1% das residências têm pelo menos um cachorro e 19,3% têm pelo menos um gato. A pesquisa constatou ainda que a região Sudeste conta com a maior concentração de pets (47,4%), seguida do Nordeste (21,4%), Sul (17,6%), Centro-Oeste (7,2%) e Norte (6,3%). O percentual justifica também o crescimento de produtos e serviços para pets na região Sudeste.

Com 18 anos de mercado e impulsionada pela alta demanda, a pioneira rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET abriu 12 novas unidades nos últimos 12 meses (três em São Paulo, três em Minas Gerais, três em Santa Catarina, uma no Paraná, uma em Goiás e uma no Maranhão) e ainda conta com 22 em fase de implantação apenas na região Sudeste (11 no estado de São Paulo, nove em Minas Gerais e duas no estado do Rio de Janeiro).

Os números positivos estimulam o investimento dentro da própria rede. “A solidez da DrogaVET, o potencial de mercado, o retorno do investimento e o suporte do franqueador foram alguns dos motivos que me fizeram ser um multifranqueado da marca. Mas, sem dúvida, a principal vantagem é a experiência adquirida. A cada unidade aberta, aplicamos o que aprendemos e, com isso, o resultado é refletido diretamente no negócio”, pontua o franqueado André Alves, sócio em quatro unidades da DrogaVET, todas no estado de São Paulo.

Segundo pesquisas do IPB, a quantidade de empresas do setor pet ultrapassou 285 mil estabelecimentos em 2021. A experiência com a farmácia de manipulação também inspirou o empresário a investir em novos negócios no setor pet. “Faço parte do time de cofundadores da Pet in Time, aplicativo que oferece serviços e produtos com desconto. Identificamos a ‘dor’ desse mercado, no qual de um lado estabelecimentos possuem horários ociosos e, do outro, tutores querem acesso a descontos diferenciados. Quando olhamos para o tamanho do mercado pet, enxergamos grandes oportunidades oferecendo essa ferramenta de conexão para as duas pontas”, finaliza Alves.

Os resultados do segmento de mercado estão fazendo os grandes players reavaliarem suas metas de negócios. “Mesmo com os desafios do cenário econômico, atingimos nossa meta de expansão da rede DrogaVET com dois anos de antecedência, vendendo a 100ª unidade ainda em agosto do ano passado. Acreditamos que o ritmo acelerado de crescimento irá se manter e estamos prevendo aumentar o faturamento entre 20% e 30% e o tamanho da rede em pelo menos 20%, em 2023” revela o sócio-fundador da DrogaVET, Flávio Pigatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.