Notícias

SP, BA, MG, GO, RJ, RS e PE: confira as cidades que abriram castração gratuita

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

Será aberto em São José dos Campos, nesta terça-feira (4), mais de mil vagas para castração gratuita de cães e gatos, através do programa Meu Pet Feliz. Os interessados podem realizar as inscrições a partir das 9h no site da Prefeitura. De acordo com a Prefeitura, é previsto que ao menos 400 inscritos sejam chamados pelo CCZ (Centro de Controle Zoonoses) para a realização do procedimento ainda neste mês. As convocações serão feitas através de e-mail e SMS com datas e horários já definidos. Poderão ser castrados até 2 animais por CPF e endereço. A fila segue ordem cronológica de inscrição.

SALVADOR-BA

O serviço itinerante de castração gratuita de cães e gatos – Castramóvel realizou mais de 12 mil cirurgias durante o ano de 2021 na capital baiana. Os dois veículos adaptados do Castramóvel seguem nos bairros de São Cristóvão e Pau da Lima. Os agendamentos para realização dos procedimentos acontecem via internet e presencialmente (exclusivo para unidade de Pau da Lima). Os agendamentos virtuais acontecem por meio do email agendamento.dipa@gmail.com. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Para a marcação presencial na unidade Pau da Lima são ofertadas 10 vagas diárias, das 08h às 13h, o animal deve estar em jejum por 12h e o tutor deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. Para evitar os transtornos, o órgão disponibiliza o canal telefônico através do (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações.

DIVINOPOLIS-MG

A partir das 8h de segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam) de Divinópolis abrirá a agenda para castração gratuita de cães e gatos na sede do Centro de Referência em Vigilância Ambiental (Crevisa). Os procedimentos serão realizados durante o mês de janeiro. Na segunda-feira, os interessados devem abrir o App Divinópolis, clicar no menu “Serviços”, item “Castração”, subitem “Solicitar Castração”, e inscrever o animal.

LUCAS DO RIO VERDE-GO

Para ter acesso ao procedimento na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC), nesta fase inicial do projeto, é preciso se enquadrar em alguns critérios, são eles: proprietários ou tutores de cães e gatos com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais. Os documentos obrigatórios são: RG / CPF, Comprovante de endereço, Comprovante de renda e Registro do Cadastro Único (CadÚnico). Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone. O container está localizado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, ao lado da Alpatas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99255-9604.

MARICÁ-RJ

A Prefeitura de Maricá abre, a partir do dia 3 de janeiro, 120 vagas para inscrições no Programa Municipal de Controle Reprodutivo, da Coordenadoria Especial de Proteção Animal. As inscrições são destinadas a animais felinos machos e fêmeas (30 vagas) e a caninos machos e fêmeas (30 vagas). As inscrições serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11h na sede da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, localizada na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, número 100, Parque Eldorado. Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: Cópia do comprovante de residência; Cópia da identidade e CPF; Cópia de comprovante de rendimentos; NIS (Número de Inscrição Social; Cartão Mumbuca ou Bolsa-Família; BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou outro comprovante de rendimento que comprove renda familiar de até 3 salários mínimos.

RECIFE-PE

O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da capital, abrirá 1.120 vagas para a castração de cães e gatos. As cirurgias, totalmente gratuitas, ocorrerão de 4 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022. Os agendamentos estarão disponíveis nos dias 3 e 14 de janeiro. A cada quinzena, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA) vai disponibilizar 280 vagas para marcações das castrações por meio do número (81) 4042-3034, sempre no horário das 9h às 17h, e outras 280 vagas pelo site da Secretaria. O Hospital Veterinário do Recife está localizado na avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no Cordeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

PORTO ALEGRE-RS

O Gabinete da Causa Animal abre, às 8h desta terça-feira, 28/12, o cadastro para interessados em solicitar a castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas). Os pedidos devem ser feitos exclusivamente via protocolo, pelo telefone 156. O cadastramento será feito até o limite de 700 protocolos, sendo que cada pessoa pode solicitar a castração de até cinco animais (com o limite de até três fêmeas). As inscrições permanecerão abertas até esgotar o número de pedidos. Os requisitos para solicitar o serviço são comprovante de residência em Porto Alegre e Auxílio Brasil ou Número de Identificação Social (NIS) ativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.