Festa de fim de ano: cuidado com a alimentação do seu gato

As festas de fim de ano estão chegando e nessa época, aumenta em 30% o número de animais nos hospitais veterinários e uma das principais causas do problema é a ingestão de alimentos destinados ao consumo humano. Confira o que o médico veterinário da Naturalis, Marcello Machado, explica sobre os cuidados com os pets nessa época do ano.

Gatos comem doce?
Cientistas afirmam que, em geral, os gatos não se interessam por doces. Na verdade, a preferência do gato é o sabor da proteína animal. “Os gatos, apesar de terem sido domesticados, continuam sendo carnívoros restritos e não consumem doces porque, na verdade, não têm capacidade de sentir esse sabor”, afirma o médico veterinário da Naturalis e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.

De acordo, com a revista Scientific American a causa é um gene.  Os felinos, inclusive leões e tigres, não têm uma parte do DNA que existe no gene Tas1r2, o qual é responsável por gerar proteínas que formam os receptores de doces (localizados na língua dos gatos). Por isso, os felinos não percebem o sabor doce como humanos e outros mamíferos.

“Os tutores sabem que o olfato e tato de seus gatos são mais apurados, mas talvez não saibam que o paladar dos felinos seja mais restrito. Saber disso, ajuda até no manejo alimentar: o tutor deve oferecer alimentos elaborados com fontes de proteínas de origem e evitar oferecer doces, pois podem causar obesidade e diabetes”, explica Machado.

Dica de alimento:
A Naturalis apresenta uma maneira saudável e 100% natural de oferecer sabores adocicados para os cães e gatos, pois possui pedacinhos de frutas desidratadas (mamão e maçã). Também possui uma versão com verduras (cenoura, ervilha e batata-doce).  É ideal para tutores que querem oferecer uma ração sem corantes e sem conservantes artificiais, e que contenha ingredientes especiais como: aveia, arroz integral e semente de linhaça.

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e busca ajudar e informar todas as GATEIRAS DO BRASIL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s