Curiosidades que você precisa saber sobre os gatos

A história dos gatos é marcada por sua associação com coisas inexplicáveis.  Seja a lenda que eles têm várias vidas ou a sorte que um gato preto traz, eles são animais sensíveis e misteriosos.

Por isso, para homenagear esses lindos animais, selecionamos cinco curiosidades, que são particularidades dos felinos e tornam esses animais únicos.

1. Entre todos os animais, apenas os felinos ronronam

Pesquisadores não entendem por que os gatos ronronam. Enquanto alguns acreditam que o ato de ronronar esteja ligado a garganta dos gatos, outros levantam a hipótese sobre sua influência no sistema cardiovascular. Isso teoricamente ocorreria porque os gatos têm capacidade de ronronar desde a primeira semana de vida e não alteram suas funções respiratórias (inspiração e expiração) para fazê-lo.  De qualquer forma, até hoje, ninguém sabe a função de ronronar.

2. Gatos conseguem ouvir sons ultrassônicos

O ouvido do gato é tão aguçado que ele consegue ouvir até a comunicação dos roedores que ele caça. Assim, mesmo quando não enxergam sua presa, os gatos conseguem escutá-las e localizá-las.  Para os roedores mais quietos, qualquer movimentação pode chamar a atenção, pois a visão do gato foi desenvolvida para enxergar movimentos, mesmo no escuro.  Sendo assim, para caçar, o gato usa os seus ouvidos, nariz, olhos e toque.

3. Gatos ronronam em diferentes estilos e tons

Enquanto os filhotes têm a capacidade de ronronar em apenas uma nota, felinos adultos são capazes de ronronar a partir de duas ou três notas distintas.  A frequência do ronronar do gato é sempre em torno de 26 ronronos/segundo, similar à frequência de um motor a diesel.

4. Felinos possuem 100 tipos de vocalizações distintas

Apesar do gato apenas miar e ronronar, o felino é capaz de produzir uma sequência de sons distintos para se expressar com o seu dono e outro repertório diferente para se comunicar com outros gatos. Com tantos sons, o gato consegue criar mensagens específicas e até reservar um tipo de miado somente para o seu dono.

5. As patas da frente do gato tem 5 dedos enquanto as de trás tem somente 4

Os gatos são um dos poucos animais que têm uma quantidade diferente de dedos na pata da frente da pata de trás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s