Notícias

Campanha de vacinação contra raiva vai até 3 de setembro em São Paulo

A prefeitura realiza a campanha de vacinação antirrábica na cidade de São Paulo até o próximo dia 3 de setembro. Cães e gatos saudáveis, com mais de três meses, devem tomar a dose contra a doença, que não tem cura e pode ser transmitida a humanos. A imunização é importante para manter a doença sob controle. O município não registra caso de raiva humana desde 1981.De acordo com a prefeitura, são dois mil postos volantes e fixos, que funcionam das 9h às 17h. Os locais podem ser consultados no site da administração municipal ou pelo telefone 156. Entre os endereços, a dose é aplicada no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal. As seringas e agulhas usadas na campanha são descartáveis, e a expectativa é imunizar 900 mil animais.

Cães devem ser levados aos postos com coleira e guia –focinheira é obrigatória em animais bravos–, por adultos, com capacidade para conter o animal. Gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes.

A vacinação é importante, mas outras práticas também são importantes para controlar a doença, como manter o pet em casa e usar coleira nos passeios, evitando contato com animais desconhecidos; não mexer em cães e gatos desconhecidos, para evitar um possível ataque; em caso de mordida ou arranhadura, lavar bem o local e procurar orientação médica; cuidar para que gatos não saiam para locais abertos à noite, evitando contato com morcegos.

FOI MORDIDO?
A raiva afeta o sistema nervoso e é transmitida pela saliva. Animais domésticos podem ser contaminados ao caçar um morcego, por exemplo, ou ao ter contato com outro mamífero doente, como gato ou sagui. Mordidas, arranhões ou lambeduras podem transmitir a doença ao homem. Em qualquer dessas situações, a pessoa deve procurar atendimento médico, caso o animal não seja conhecido ou não esteja vacinado.

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e busca ajudar e informar todas as GATEIRAS DO BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.