Curiosidades

Por que alguns gatos ficam malucos ao cheirar azeitonas?

Está rolando na internet diversos vídeos de gatos parecendo “doidões” ao cheirar um vidro de azeitonas verdes. As reações costumam ser engraçadas: eles farejam ativamente, rolam de barriga para cima, de um lado para o outro, e esfregam as bochechas na própria azeitona ou no pote. Mas por que essa reação comportamental ocorre?

As azeitonas verdes contêm um componente químico semelhante ao encontrado no catnip (a famosa “erva do gato”), que provoca reações parecidas em felinos sensíveis. Sim, gatos sensíveis a esses estímulos, pois alguns não têm qualquer resposta: parecem estar diante de algo absolutamente sem atrativo. Assim, sabemos que o pet deve ser geneticamente predisposto à sensibilidade a esses componentes para ter tais reações.

Da mesma forma que ocorre com o catnip, quando o felino fareja o composto presente na azeitona verde tem as reações que tanta gente percebe e posta na internet.

Nenhum dos dois estímulos parece fazer mal. Minha sugestão, inclusive, é que, para gatos sensíveis, o catnip pode ser uma forma bacana de incentivo sensorial. Mas cuidado! Se você possui mais de um felino em casa e eles não se dão bem, considerando que a erva os deixa bastante excitados, podem surgir algumas brigas. No mais, é só diversão!

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão. Fonte: VEJA SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.