Comportamento

Problema respiratório nos pets aumenta 60% com o tempo seco

Sem previsão de chuva para os próximos dias, a baixa umidade do ar deve prevalecer, afetando também a saúde de cães e gatos. Nesta época do ano, as clínicas da Petz registram aumento de cerca de 60% nos problemas respiratórios e oculares, para atendimentos ambulatoriais, inalação, oxigenioterapia e emergências. Assim como as pessoas, os pets apresentam sintomas como coceiras nos olhos, boca seca, cansaço, dificuldade para respirar e desidratação.

“Os bichinhos com focinho curto ou achatado, como o shi-tzu, o pug e os bulldogs, que já apresentam dificuldade para respirar, acabam tendo o problema agravado, assim como os filhotes em geral”, afirma a veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz.  Para evitar que eles tenham qualquer mal por causa do ar seco, a Dra. Karina orienta a tomar alguns cuidados. Veja a seguir:

Alterações que podem ocorrer:
– Os pets podem ficar mais ofegantes e sofrer de crise respiratória com ar seco. O ideal é evitar caminhadas longas e brincadeiras muito ativas nesses dias, principalmente das 10h às 16h.

– Aumenta o risco de contrair a traqueobronquite canina ou a rinotraqueite felina. Caso não sejam tratados adequadamente, esses transtornos podem levar a complicações e até a uma pneumonia.

– Pets de focinho curto ou achatados (braquicefálicos): com maior dificuldade de respiração e predisposição para esses problemas e, assim como filhotes, podem ter aumento de secreção nasal e até contrair gripe.

– Os olhos dos pets podem ficar mais vermelhos, lacrimejar e coçar. Isso pode fazer com que eles tentem aliviar a coceira com as patinhas, provocando lesões ou até levar bactérias para os olhos, causando a infecção chamada de conjuntivite.

Como amenizar os efeitos do clima
1. Fique atento à alimentação, se o pet está se comendo bem, se continua ativo e brincando.

2. Leve sempre recipientes de água para os passeios. Em casa, troque a água várias vezes ao dia.

3. Deixe toalhas molhadas ou bacias com água próximas aos locais de descanso. Umidificadores de ar também são recomendados.

4. Diminua quantidade de exercícios, principalmente entre 10h e 16h.

5. Faça hidratação com produtos específicos para pets.

6. A inalação pode e deve ser feita somente com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios durante fases de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração.

7. A limpeza dos olhos deve ser feita com solução fisiológica, passando o algodão delicadamente.

8. Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, assim como todas as outras, além do reforço anual.

9. Fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória grave.

10. Leve o pet para um check-up, que ajuda na prevenção e também no diagnóstico precoce de qualquer problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.