Saúde

Atenção, será que seu gato tem colite?

A colite crônica é um problema intestinal que afeta o intestino grosso e tem como principal causador o Tritrichomonas foetus, um protozoário bastante resistente. Em geral, os animais mais afetados são os jovens com menos de um ano

Apesar de ser uma doença crônica, a colite pode ser controlada com medicamentos e alimentação específica. O gato pode ter uma vida normal se receber os cuidados adequados: por isso, buscar orientações de veterinários vai garantir um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

“Em alguns casos, a doença pode aparecer discretamente com sangue nas fezes ou com um quadro de diarreia. Por isso, tenha o cuidado de acompanhar o dia a dia do seu gato de estimação para identificar o sintomas assim que aparecerem”, ensina o médico veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado. Além do sangue nas fezes, outros sintomas podem indicar a presença do protozoário Tritrichomonas foetus no organismo felino.

Os sintomas podem variar conforme o caso, entretanto os mais frequentes são:
– Sangue nas fezes;
– Muco nas fezes;
– Dor no abdômen;
– Vômitos;
– Diarreia.

“O diagnóstico é feito por meio de análises de fezes, urina, sangue, raio-x, biópsia e ultrassom abdominal. O veterinário fará uma avaliação do caso e indicará os exames que achar pertinente para identificação da doença”, explica Machado.

Cuidar da alimentação do gato com colite crônica é fundamental para que ele tenha uma vida saudável. A ração intestinal é indicada para esses casos, por ter alta digestibilidade, o que evita uma sobrecarga do intestino e do estômago.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.