Comportamento

Como escolher os nomes dos meus gatos?

É difícil fugir à tentação de dar nomes fofinhos: filhotes de gatos estão entre as fofuras mais irresistíveis da face da Terra, não? Mas gatos são animais que têm tanta personalidade, que vale a pena pensar em um nome original para seu felino.

Fazer referência a famosos gatos das telas é sempre uma boa opção. Tom em homenagem ao personagem do desenho “Tom e Jerry”. Duquesa por causa do filme “Aristogatas” e Fígaro, o gatinho do Geppeto, de “Pinóquio”, são nomes típicos de bichanos.

Os gatos da jornalista Adriana Souza e Silva têm nomes bem autênticos. “Mimi porque a gata é cheia de ‘mimimi’ (gíria para alguém reclamão). Dadinho e Zé Pequeno (personagens do filme “Cidade de Deus”) porque aprontavam demais. E Liobão, porque as meninas inventaram que existe”, justifica Adriana.

As filhas da jornalista reforçam a tendência de inventar nomes para animais. À moda dos famosos de Hollywood, que lançam moda com nomes inventados para seus filhos.

A dona de casa Inês não teve dúvidas de que o vira-lata Chico teria esse nome quando ele pulou no colo de sua filha Jessica. Com um olhar doce e assustado – na visão de Inês, como o do cantor Chico Buarque, que acabou sendo homenageado.

Já ouviu falar daquele lance de “cat people” e “dog people”? Há quem diga que fãs de gatos costumam ser pessoas mais introspectivas, sensíveis, mente aberta e modernas. Do tipo que adoram um livro cult.

Pois a artista Carol Aikawa decidiu homenagear um outro artista, Mutarelli, dando ao seu gato o nome de Nanquim, por causa de uma história em quadrinhos do escritor. E não é incomum encontrar gatos com nomes inspirados em personagens de livros. Ou ainda com a alcunha dos próprios escritores, como Nietzsche e Freud.

Gatos demoram mais para associar seus próprios nomes
Alguns tutores de gatos se queixam de que, diferentemente dos cachorros, os felinos demoram muito para associar o nome escolhido a ele mesmo. Alguns até parecem não saber como se chamam.

Um gato demora mesmo em torno de dez dias para reagir ao nome que escolhemos para ele. Para ajudá-lo lance mão de artimanhas como repetir seu nome diversas vezes por dia olhando em seus olhos.

O que faz muitos tutores acharem que o bichano não sabe seu nome é o fato de que eles algumas vezes não aparecem quando os chamamos. Mas isso acontece porque esse é um comportamento típico dos felinos.

A dica é preferir nomes mais curtos e fáceis do seu bichano gravar. Em vez de “Doroteia”, vá de “Dora”. Também evite nomes que você esteja acostumado a falar. Se o seu marido se chama José, não chame o gato de Tomé, para não confundi-lo.

Outra sugestão é segurar a vontade de inventar vários apelidos para ele, pois isso vai deixá-lo sem saber qual é o chamado que ele realmente vai atender. E evite ao máximo nomes que terminam com “ão”. Isso para ele confundí-lo com um dos comandos mais importantes de todos, o do “não”.

Não é raro encontrar alguém que deu um nome feminino ao gato e depois descobriu que se tratava de um macho. Isso acontece porque é mais difícil determinar o sexo do gato do que do cachorro recém-nascido. O pênis do gato não fica na barriguinha, mas sim abaixo do rabo. Por isso, na dúvida em relação ao sexo, dê um nome que possa ser facilmente convertido de gênero. Ou não…

“Minha filha deu o nome de Léia, mas quando a gata foi crescendo, qual a nossa surpresa em descobrir que era macho. Mas ele não aceita ser chamado de Leo, então tenho um gato macho que se chama Léia”, compartilha a professora Regina Armani. Taí a prova de que gatos conhecem o próprio nome – e são cheios de personalidade.

Fonte: My Txai

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e busca ajudar e informar todas as GATEIRAS DO BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.