Curiosidades

Proibido para gatos: frutas e temperos podem causar doenças graves

Levar ao salão de beleza, usar sapatinho no passeio ou deixar dormir na cama são só algumas das situações que comprovam a “humanização” dos pets. Mas quando o assunto é comida, apesar de muita gente considerar inofensivo oferecer um petisco aqui, outro ali, é bom abrir o olho. Alimentos que fazem bem para nós, humanos, podem ser extremamente tóxicos para gatos, predispondo a doenças e até levando à morte.

Caso dos tradicionais temperos cebola e alho. Importantes antioxidantes, eles contêm n-propildisulfito, que provoca, dentre outros sintomas desagradáveis nos bichos, anemia severa.

Os sinais de que algo tóxico foi ingerido incluem vômitos, diarreia, prostração, fraqueza e depressão (tristeza). Cada tipo de alimento, porém, pode gerar sintomas ainda mais específicos, desencadeando, inclusive, doenças intestinais, metabólicas e renais.

Droga
Quase unanimidade no gosto popular quando o assunto é sobremesa, o chocolate aparece no topo da lista dos vilões para a saúde dos amigos de quatro patas. Além de conter metilxantina, estimulante do Sistema Nervoso Central, a iguaria possui teobromina, derivado do cacau não metabolizado pelo fígado dos pets.

Em função disso, qualquer que seja a quantidade consumida provocará intoxicação semelhante à ocasionada pelas drogas no organismo humano. O mesmo acontece com bebidas alcoólicas consumidas acidentalmente pelos bichos.

Ruim para os rins
Outros dois alimentos que podem parecer inofensivos, mas, definitivamente, não são, uva e uva-passa podem provocar um verdadeiro estrago no sistema urinário dos animais de estimação, sobretudo dos gatos, nos quais doenças renais já são comuns. Para se ter uma ideia, uma banana consumida por um cachorro equivale a seis ingeridas por um humano.

Fonte: Hoje em Dia

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e busca ajudar e informar todas as GATEIRAS DO BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.