Curiosidades

Curiosidades sobre os GATOS que talvez você desconheça

O gato é misterioso e amado, sendo que seu comportamento peculiar, selvagem e calmo, de quem não está nem aí pra nada, é um mistério para muitos. Buscamos desvendar seus aspectos mais estranhos e relatar algumas características interessantes que talvez você desconheça. Por exemplo, entre tantas curiosidades, você sabia que:

  • Quando um gato se roça numa pessoa ele está marcando seu território liberando um odor liberado pelas glândulas de sua face, caudas e patas.
  • A aversão de um gato à água é devido à falta de isolamento térmico de seu pelo, quando se encontra com umidade, assim ele sente incômodo e frio, mas há uma raça, a Van Turco, cujo pelo é resistente à água.
  • Um gatinho dorme 2/3 de seu dia, desta forma, durante 9 anos de vida ele permanece acordado por apenas 3 anos.
  • Um outro detalhe é que um gato passa 1/3 do dia limpando-se, quer dizer que ou ele está dormindo ou está fazendo sua higiene;
  • Nunca dê para um gatinho uma ração de cães ou comida humana, pois pode provocar complicações na sua nutrição e problemas de saúde.
  • Também não ofereça alimentos como cebola, alho, tomate verde, batata crua, chocolate, uvas e passas. Tenha cuidado ainda com medicações, usar paracetamol e aspirina são prejudiciais aos bichanos;
  • Um gato sempre encontra sua casa, esta é uma afirmativa popular e isso está sendo estudado pela ciência, que está compreendendo melhor esta sua característica, havendo a possibilidade disto ser devido ao senso de orientação dos gatos que usam o ângulo solar para se direcionar corretamente, ou que células magnéticas localizadas no cérebro deles, permitam a eles de ter um “GPS” que os oriente;
  • Gatos possuem tufos de pelos nas orelhas e eles devem ser mantidos assim, pois têm a função de evitar que a sujeira entre no ouvido, servem para direcionar os sons para sua audição e proteger as orelhas.
  • Outra característica é que o suor dos gatos é eliminado pelas patas, pois não possuem glândulas sudoríparas;
  • Os gatos têm uma grande habilidade de sempre caírem de pé e isso ocorre porque possuem reflexos que os fazem alinhar seu posicionamento numa queda.

São tantos os mistérios a se descobrir sobre estes seres que, bem por isso, eles seguem nos encantando com sua sabedoria.

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e busca ajudar e informar todas as GATEIRAS DO BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.