Notícias

Artistas se unem contra a dengue em gatos

Muito negligenciado por alguns médicos veterinários, o verme do coração faz cada dia mais vítimas entre a população de cães e gatos. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV) convidou alguns artistas, apaixonados por seus pets, para abraçarem a causa.

Um dos temas mais abordados no verão é a prevenção contra o Aedes aegypti, inseto vetor da zika, dengue e chikungunya. Mas você sabia que mosquitos podem causar doenças graves? Uma delas é a dirofilariose, doença parasitária provocada por vermes que se alojam, principalmente, nas artérias que saem do coração dos cães. Muitas vezes assintomática no início, a enfermidade – também conhecida como “verme do coração” – pode levar o animal à morte.

O verme Dirofilaria immitis, causador da dirofilariose, pertencente à classe dos nematódeos (mesma família das lombrigas), é uma grande ameaça aos cães, gatos e furões, assim como mamíferos selvagens (lobos, raposas, entre outros).

A transmissão da doença se dá por um mosquito que, ao picar um animal já infectado, suga larvas minúsculas (as microfilárias) que vivem na corrente sanguínea dos animais. São mais de 60 espécies diferentes de mosquitos que podem transmitir a doença.

Em um período de duas ou três semanas, o verme cresce e migra para a boca do inseto que, ao picar outro animal, transmite a doença. Em cerca de três meses as larvas terminam a migração até o coração, onde podem atingir o comprimento de até 35 centímetros. O período entre o animal ser picado por um mosquito infectado, até os vermes se tornarem adultos, é de cerca de seis meses em cães e oito meses nos gatos.

A campanha

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.