Notícias

Florianópolis sanciona lei que permite que cães e gatos sejam enterrados com os donos

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, sancionou na segunda-feira, 6, um projeto de lei que autoriza que animais domésticos sejam enterrados em cemitérios públicos e privados da cidade. A sanção foi publicada no Diário Oficial do munícipio de terça.

A lei complementar 1.685/2017 de autoria do vereador Tiago Silva (PMDB) autoriza que cães e gatos de estimação sejam sepultados em campas e jazigos concessionados à família tutora, no caso dos cemitérios públicos. Já os cemitérios particulares podem estabelecer regras próprias para o sepultamento.

Segundo o vereador, um dos motivos da criação da lei foi porque os cemitérios e crematórios particulares destinados a animais domésticos são caros.

“Além disso, como os cães e gatos mantém estreitos vínculos afetivos com a família, quando um deles vem a falecer, além do sofrimento da perda, os donos em geral se desesperam sem saber onde enterrá-los”, afirma.

Conforme a prefeitura, essa lei também estimula o sepultamento adequado de animais. “A destinação incorreta do cadáver dos animais no meio ambiente pode acarretar proliferação de doenças e contaminação do lençol freático, sendo, por isso, necessário o correto sepultamento dos bichinhos”, diz o prefeito.

Fonte: G1 – Globo.com

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e busca ajudar e informar todas as GATEIRAS DO BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.