Curiosidades

Seu gato arranha móveis? Veja como resolver esse problema

Qualquer relação de amor vem com seus altos e baixos, e com o seu gato não poderia ser diferente. O gato é um animal charmoso e é quase irresistível a vontade de fazer um afago nele, mesmo naquele desconhecido que não sabemos se é arisco. Mas, em alguns casos, ele pode fazer um grande estrago em casa. Seu gato arranha móveis, quer atenção, exige carinho e muitos cuidados com sua higiene e bem-estar, não é mesmo?

Se você está sofrendo com móveis arranhados e alguns objetos de decoração destruídos, saiba que o ato de arranhar dos pequenos felinos não tem relação com a tentativa de testar seu amor e paciência. Seu gato arranha para desgastar suas garras, para se exercitar, alongar, marcar o território com marcas e com o feromônio liberado, e, em alguns casos extremos, para indicar que algo em sua vida está causando estresse.

Preparamos algumas ideias para resolver esse problema e fazer sobrar mais tempo para curtir o seu gato.

1. Ofereça arranhadores com superfícies diferentes
Observe qual tipo de superfície o seu gato arranha e compre brinquedos com superfície similar. Considere arranhadores altos e com andares, que permitam que o gato também se estique e exercite, pois esses são alguns dos motivos pelos quais ele arranha seus móveis. Deixe nas áreas próximas em que o gato gosta de ficar ou perto das áreas danificadas.

2. Proteja os móveis
Proteja os móveis com capas! Essa medida de camuflar os móveis ou deixá-los menos atraentes deve ser feita em conjunto com a oferta de algo que ele tenha permissão para arranhar.

3. Torne os arranhadores mais atraentes
Alguns arranhadores possuem diversos tipos de texturas, com andares e buracos com os quais o gato possa brincar, mas também é possível amarrar pequenos brinquedos e espalhar catnip para atraí-lo para esse playground!

4. Não descarte arranhadores gastos
Os gatos podem ser como crianças que se apegam facilmente a ursinhos de pelúcia e “naninhas” de dormir. Por isso, mesmo que um arranhador esteja gasto e sem a superfície original, não descarte o brinquedo ou o seu gato pode começar a arranhar os móveis novamente.

5. Use fita dupla face nos móveis
Os gatos não gostam de superfícies pegajosas. Por isso, utilizar fitas dupla face no móvel, na altura dos arranhados, pode desencorajá-lo a continuar com suas investidas. Além da fita dupla face, que não pode permanecer por muito tempo para não estragar o móvel, também é possível usar papel-alumínio, folhas de lixa ou tapetes de plástico com cerdas moles. Fixe esses itens no móvel para fazer o seu gato perder o interesse por ele.

6. Coloque essências cítricas ou de menta nos móveis
A maioria dos gatos não gosta do cheiro mentolado ou cítrico. Por causa disso, ao fazer a limpeza do local, especialmente nos móveis, prefira essências com essas bases.

Se o seu gato arranha, é necessário advertir o seu comportamento? Da maneira certa e no momento certo, sim. Se encontrar o gato no instante em que ele estiver arranhando, um “não” firme com o uso de um borrifador de água pode ajudar a fazê-lo compreender que aquele local não é apropriado. Mas sem exageros com a repreensão!

Cada gato tem a sua personalidade, e talvez isso seja o mais apaixonante a respeito deles. Alguns costumam arranhar os móveis quando acordam para se esticar, quando sentem o seu território ameaçado ou quando ficam excitados com alguma coisa, como a chegada dos donos. Se o seu gato arranha, isso é só mais um detalhe do relacionamento de vocês que pode ser superado com muito carinho, seja você ensinando com amor, seja ele aprendendo como retribuição.

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e busca ajudar e informar todas as GATEIRAS DO BRASIL.

Fonte: Areia de Gato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.