Comportamento

Xixi fora da caixinha, veja o que fazer!

Seu gatinho sempre usou a caixa de areia sem problemas e agora ele começou a preferir lugares como embaixo da mesa, dentro do vaso de plantas, dentro do armário, enfim, todos os lugares, menos o que você gostaria? E agora, como fazê-lo voltar a usar a caixa de areia? Por mais que pareça estranho para você, esse comportamento tem sentido para o seu gato. Se ele está 100% saudável e decidiu parar de usar a caixinha de areia, provavelmente é porque algo está o incomodando. Tentaremos ajudá-los!

1. A caixa de areia está suja?
Por mais simples que seja, ter a caixa de areia limpa é essencial para alguns gatos. Alguns não se incomodam por usarem uma caixinha com umas pelotinhas no canto, já outros não passam nem perto de uma caixa de areia suja. Se você passa muito tempo sem limpar a caixinha, a sujeira deixada pelo seu gato pode ser um aviso de “limpe minha caixinha, por favor!”. Isso é fácil de corrigir: recolha as necessidades do seu gato mais vezes e mude a areia da caixa mais regularmente.

2. Comprou areia nova?
A maioria dos gatos é muito apegada as suas rotinas. Trocar o tipo de areia pode trazer odores e sensações diferentes das quais o seu gato está acostumado. Se você experimentou uma areia nova recentemente, tente voltar para a antiga. Talvez a areia nova seja a causadora do problema. Mas caso você realmente precise trocar a marca ou tipo da areia, faça isso aos poucos – como você faria se estivesse trocando a marca da comida. Ah, e evite areia com odores, a maioria dos gatos não aprova!

3. Caixinha de areia não é tamanho único!
Uma caixinha que seja muito grande ou muito pequena pode deixar seu gato desconfortável para usá-la como banheiro. Caixas muito pequenas podem fazer o gato se sentir preso ou não ter onde enterrar suas fezes. Já caixas muito grandes, podem armazenar mais odores. Opte por uma caixinha que seja, pelo menos, 1,5 ou 2 vezes o tamanho do seu gato e que tenha pelo menos a sua largura. Evite caixas que tenham altura maior que 10cm – especialmente se seu gato já for mais idoso.

4. Privacidade, por favor!
Gatos preferem um lugarzinho mais quieto para irem à caixinha, ao invés de ser na frente da família toda na sala de estar. Se você deixou a caixa de areia do seu gato no meio do corredor, na sala ou no quarto do seu filho pequeno que tem mil brinquedos, ele, provavelmente, ficará muito incomodado e procurará um local quieto para usar como banheiro. Por isso, prefira locais como a lavanderia, um quartinho quieto ou o banheiro mais isolado para deixar a caixa do seu gato e certifique-se de que não tenha barulho dos aparelhos, como máquina de lavar e aquecedor a gás, pois o som e o calor causado por esses aparelhos podem assustar seu gato e espantá-lo.

5. Falta areia?
Se a caixa de areia não tem areia suficiente nem para o seu gato enterrar suas necessidades, ele, provavelmente, não a usará. Além disso, o odor das fezes ficará bem mais forte. Calma, não estamos dizendo para transbordar a caixa de tanta areia! Procure deixar mais ou menos 7cm de areia bem espalhada e limpa. Evite deixar mais do que 7cm de areia, pois com mais, o seu gato pode acabar com areia grudada nos pelos das pernas e na barriguinha – e ele não vai gostar nada disso.

6. Associações traumáticas
Mesmo que a caixa esteja limpa, com areia e no local de sempre, qualquer coisa que assuste seu gato durante a ida à caixinha pode fazer com que ele associe a caixa ao ocorrido e prefira não usá-la mais por insegurança. Seja um latido de cachorro, uma telha solta no telhado, um barulho ou grito muito alto… Quase qualquer coisa pode se passar por uma ameaça e se tornar uma associação negativa. Para prevenir que isso aconteça, deixe a caixa de areia em um local seguro, silencioso, livre de outros animais e crianças. Caso seu gato já tenha sofrido algum trauma, você pode tentar criar associações positivas com o local: dar petiscos saborosíssimos apenas quando ele está próximo do local. Pode também mudar a caixa de lugar e coloca-la do outro lado da casa ou comprar uma nova e coloca-la em um lugar novo da casa (pode ser do mesmo modelo que a antiga, mas procure mudar algo, como a cor, ou um ou dois cm).

7. Razões de saúde
Quando os gatos ficam doentes seus hábitos podem mudar bastante. Infecções de trato urinário, parasitas, pedras no rim, cistite, infecções, etc. podem causar essas mudanças. Para prevenir esse problema, lembre-se de levar seu gato periodicamente ao veterinário e de alimentá-lo com a melhor comida possível (comida enlatada, ou seja, ração úmida, é melhor que rações secas pela grande quantidade de proteínas, redução de carboidratos e também porque ela contém mais água, que é essencial para a hidratação). Se o seu gato começar a demonstrar sinais de que está doente -letargia, perda de apetite, diarréia e vocalização extrema – vá ao veterinário o mais rápido possível, antes que isso afete os hábitos eliminatórios do gato e, principalmente, evoluam para um grau mais perigoso.

8. Nenhuma das anteriores
Caso não tenha conseguido identificar o motivo, ou princialmente a solução para seu gatinho parar de usar sua casa como banheiro, faremos uma lista de soluções genéricas e gostaríamos que compartilhassem conosco caso não tenha encontrado o motivo.

– Deixe o local que seu gato esta fazendo necessidades desagradável, usando saquinhos com pimentas ou odorizadores cítricos você deixa o local não muito agradável para o gatinho ir.

– Cubra o local com plastico filme por algum tempo, desta maneira a urina ira respingar no gatinho e ele deixará de fazer lá.

– Passe catnip no local onde ele esta fazendo as necessidades. Utilize ferormônios sintéticos ou inibidores de urina

– Cole uma fica dupla face no local que o gato esta urinando.

Mas a boa notícia é que essas mudanças no ambiente do seu gato provavelmente só causarão uma confusão temporária, e aos poucos o pet vai voltando a usar sua caixinha de areia como antes – pelo menos, espera-se que isso aconteça. Lembre-se: quanto mais você procurar entender seu gato e sua conexão com a caixinha de areia, mais chances você terá de prevenir esses problemas. E, caso eles já tenham se iniciado, você terá mais chances de combate-los com sucesso. Pensar sobre e compreender o lado do seu pet é o primeiro passo para ter um gato feliz e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.