Curiosidades

Confira 30 curiosidades no Dia Internacional dos Gatos

Os gatos vem ganhando cada vez mais espaço nos lares. Nesta terça, 8 de agosto, se comemora o Dia Internacional dos Gatos, instituída em 2002 pela International Fund for Animal Welfare (IFAW) com o objetivo de debater e conscientizar donos de pets sobre como cuidar corretamente dos felinos.

Conhecidos por serem independentes, de personalidade forte e super sensíveis, os bichanos tem lá seus segredinhos que quando revelados surpreendem. Para você conhecer melhor os GATOS separamos algumas curiosidades:

– Os gatos têm campo de visão de 185º e não conseguem enxergar bem nem cores nem pequenos detalhes. Em compensação, eles possuem a habilidade de enxergar mesmo quando o ambiente tem pouca luz.

– Os gatos e gatas tem 11,6% mais ossos do que qualquer pessoa e 10% desses ossos estão presentes em sua cauda, que é a responsável pelo equilíbrio do felino.

– Os gatos são conhecidos por sua habilidade em pular, afinal, eles sempre caem em pé e se safam de problemas maiores por conta disso. No entanto, o que muita gente não sabe é que eles podem saltar nada mais nada menos do que 5 vezes de sua altura.

– O maior gato do mundo mede nada menos do que 122 centímetros do focinho até a ponta da cauda e é da raça Maine Coon. Já o menor gato do mundo tem apenas 19 centímetros da cauda ao focinho e só 7 centímetros de altura, o nome dele é Mr. Peebles.

– A gata Missi, da Finlândia, é dona do maior bigode do mundo, com 19 centímetros de comprimento. Sim, o mesmo tamanho do menor gato do mundo.

– Os felinos passam mais de 1/3 do dia se lambendo e limpando cada pedaço de seu corpo como garantia da higiene.

– Entre as curiosidades sobre gatos está a ausência de glândulas sudoríparas. Por isso, os bichanos suam pelas patas, o que também explica o fato de eles adorarem ficar com as patas para cima em dias de muito calor.

– Um gato pode ter 12 sensores em seus bigodes.

– Cada gato pode emitir nada menos do que 100 tipos diferentes de som, item 10 vezes maior do que os cachorros.

– Os gatos são famosos por se reproduzirem com facilidade. Se um casal de gatos ficasse junto mais ou menos 7 anos, nasceriam nada menos do que 420 mil filhotes.

– Os gatos são tão sensíveis que conseguem perceber um terremoto com 15 minutos de antecedência. Talvez seja por isso que os japoneses são apaixonados pelos bichanos.

– Os gatos roçam em seus donos não porque gostam muito deles, mas sim porque essa é uma das formas encontradas para marcar território.

– No Egito, os gatos eram vistos como divindade e a maioria dos faraós era retratada sempre com seus companheiros de 4 patas.

– Os felinos têm uma habilidade um tanto quanto estranha, conseguem rodar suas orelhas em até 180º.

Os gatinhos ainda são protagonistas ao longo do ano do Dia de Abraçar Seu Gato(em 4 de junho), o Dia Nacional do Gato (em 29 de outubro, nos Estados Unidos) e o Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro, também nos EUA). A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País, e parabeniza todas as GATEIRAS DO BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.