Comportamento

Seu gato come plástico? Veja porque ele faz isso

Muitos gatos tem fetiche pelo plástico, alguns, independentemente da quantidade de plástico ao redor, nunca apresentam esse comportamento enquanto outros vão atrás de qualquer coisa de plástico então, certifique-se de armazenar corretamente seus sacos de plástico.

Além do risco de ferimentos outros fatores preocupantes são os casos de sufocamento e o de ingestão do plástico podendo acarretar, em casos mais graves, numa obstrução do tubo digestivo, tornando-se necessária a remoção do plástico por meio cirúrgico.

É bom lembrar, que sacos de papel, latas e frascos, também podem se tornar um problema para os curiosos bichanos. Por que os gatos fazem isso? Por que essa obsessão com coisas que não são muito saborosas e até mesmo potencialmente fatal? Existem várias teorias a respeito, e aqui estão algumas delas:

1. Cheiros de comidas
Plásticos macios são porosos e aprisionam o odor de tudo o que estava contido dentro deles. Gatos tem o olfato ainda mais apurados do que os cães “, e uma vez que colocamos tudo desde carne, peixe, sanduíches em plástico, faz sentido que, mesmo o cheiro mais fraco de um deleite tentador pode levá-los a lamber e talvez até mesmo engolir o plástico.

2. Barulho divertido
Um saco de compras faz todos os tipos de ruídos, que de alguma forma imitam os sons de pequenos roedores correndo em torno na grama e folhas.

3. O fator, amido de milho
Mais e mais sacolas plásticas são feitas de materiais biodegradáveis ​​que contêm amido de milho. Alguns gatos parecem encontrar o cheiro e o sabor de amido de milho atraente.

4. Lubrificantes
Os plásticos são tratados com estearatos, que são derivados a partir de sebo. Qualquer uma dessas coisas pode ser tentador para um carnívoro curioso.   

5. Textura
Alguns especialistas pensam que a textura suave do plástico é agradável a língua de um gato. Há um pensamento de que a temperatura do plástico pode ser um fator, também, mas na minha experiência, plástico pega muito rapidamente até a temperatura ambiente da sala em que ele estiver

6. Feromônios
Alguns plásticos contêm produtos químicos que podem imitar os feromônios. Isso também pode explicaria por que alguns gatos gostam de urinar em sacos de plástico.

7. Curto-circuito Mental /  Síndrome de PICA (Síndrome do Apetite Depravado)
Alguns gatos adquirem o hábito de ingerir produtos não comestíveis. Esta condição, às vezes é considerada uma compulsão mental e às vezes tida como uma tentativa para tentar conseguir os nutrientes necessários que não estão presentes na dieta diária do gato.

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País.

Fonte: Dicas Peludas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.