Comportamento,  Curiosidades

Gatos podem comer ração para cachorro?

É comum as pessoas terem cachorro e gato em casa, além disso, é muito comum que animais que vivem juntos acabem disputando espaço, atenção e as vezes o lanchinho do outro. Afinal, gato pode comer o mesmo que o cachorro?

Até que pode, se por acaso, ele acabar consumindo um pouco a ração do cachorro. Não haverá risco de intoxicação, pois não existe nenhum problema para um gato, que come eventualmente, a ração específica para cães. Mas cuidado se você perceber que seu gato anda comendo em grandes quantidade a comida de seu canino. Atitudes assim estão proibidas, visando a saúde de seu felino. Gatos que se alimentam regularmente de ração para cachorros, podem acabar sofrendo danos irreversíveis em sua saúde, devido a ausência de taurina em sua dieta. Essa substância é adicionada a ração de gatos, mas não na de cachorros.

A taurina é muito importante para o organismo dos gatos, pois é ela que digere os alimentos corretamente. Na natureza, gatos conseguiam essa taurina através da suas alimentação de presas vivas. Mas, morando em casas, a taurina é destruída no cozimentos da carne. Por isso ela é re-acrescentada no processo de fabricação de rações para gatos.

Há um risco bem sério a saúde do gato se ele se alimentar apenas de comida para cães. Os donos podem acabar perdendo seus bichinhos nesse processo. A taurina e niacina, aminoácidos, são essenciais para a sobrevivência dos gatos e a ausência deles na alimentação dos felinos, pode causar problemas cardíacos e de visão, chegando até a morte. Ou seja, não troque a comida de seu felino pelas de cachorros, ela não deve fazer parte da sua dieta, a menos que seja algo esporádico.

Saiba que a falta de taurina na alimentação do gatinho gera efeitos a longos prazo. Conforme o tempo passa e ele vai comendo mais ração de cães, pode ser letal num determinado momento. Ele roubar eventualmente a comida de seu canino, no máximo isso poderá causar uma dor de estômago nele. No entanto, vale reforçar que os gatos precisam de uma dieta específica para o bom funcionamento do organismo, com nutrientes próprios para a ele, o que não existe na comida de cães.

Então, o cachorro pode comer a comida do gato?
A mesma coisa vale para o cachorro. Cada um possui uma dieta única e não deve ser substituída por comida de outra espécie. As rações de gato possuem mais gordura e proteínas, substâncias que o felino precisa, não o seu cãozinho. Cada um deles necessita receber sua própria dieta. Cães que ingerem a longo prazo uma ração elaborada especificamente para gatos, com o tempo passam a desenvolver problemas renais, cegueira e problemas intestinais.

Diferença principal da alimentação
Os gatos são basicamente animais carnívoros, isso faz com que necessitem de mais proteínas de qualidade na sua ração, que vem das carnes. Diferente dos cães, que conseguem adaptar melhor sua dieta. Assim, eles são capazes de aproveitar os nutrientes de fontes alternativas de alimento, como por exemplo cereais e demais vegetais. Os cães também são carnívoros, como os gatos, mas essa boa capacidade de adaptação faz com que os cães tenham uma alta capacidade de sobreviver a base de dietas hipoproteicas.

Também é importante comentar, que mesmo que você pense em comprar uma ração super-premium para cães e oferecer para seu gato, você jamais conseguirá obter a quantidade de proteína que seu gato necessita.

Então, evite que seus bichinhos coma a comida do outro e jamais substitua a dieta deles. Cada um possui a sua comida, e ela é elaborada de acordo com a necessidade de cada espécie. Isso tudo é para preservar a saúde de seus pets.

A Belinha – Gateiras do Brasil, apoia diversas protetoras independentes pelo País.

Fonte: Canal do Pet – iG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.