Dicas

Confira onde encontrar castração e vacinação gratuita

Selecionamos algumas cidades que estão com ações de castração e vacinação gratuita nos próximos dias, confira:

Rio de Janeiro
A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) da Prefeitura do Rio iniciou, nesta segunda-feira, 24 de julho, a nova temporada de agendamento de castração de cães e gatos no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão. O procedimento pode ser agendado de segunda a a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. A consulta pré-cirúrgica, o agendamento e a castração são serviços gratuitos e oferecidos a cães e gatos de moradores do município do Rio de Janeiro. Para a cirurgia, o animal deverá ter, pelo menos, cinco meses de idade e estar em bom estado de saúde. Ao todo, são distribuídas 30 senhas por dia, e os interessados devem apresentar uma conta de água, luz ou telefone de domicílio no município do Rio, em nome do responsável do animal, pais ou cônjuge, expedida no prazo máximo de 90 dias. Para que o procedimento seja agendado, o animal será previamente encaminhado para consulta e avaliação de risco cirúrgico. Os procedimentos são feitos das 8h às 17h, no endereço da unidade, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão.

Curitiba
Nesta quarta-feira, 26 de julho, começam as cirurgias do Programa Municipal de Castração Gratuita, da Prefeitura de Curitiba. Os procedimentos no segundo veículo começarão no dia 7 de agosto na Regional Boa Vista. A estimativa da Rede de Proteção é que sejam atendidos nos dois locais cerca de 2 mil animais – 1.200 na Regional CIC e 800 na Boa Vista -, em uma ação que deve durar dois meses. O formulário deve ser preenchido pelos tutores (responsáveis pelos animais) e está no site da Rede de Proteção Animal. Terão prioridade os cidadãos já beneficiados por programas sociais, como o Armazém da Família, da Prefeitura, e Bolsa Família, do governo federal. Serão castrados os animais originários de Curitiba, com idades entre cinco meses e oito anos.

Sorocaba
A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba receberá inscrições para castrações de cães e gatos na próxima semana. Os agendamentos serão realizados a partir de quarta-feira, dia 26, e serão encerrados na sexta, dia 28 de julho, para castrações gratuitas a serem realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro. Os animais para castração devem ter mais de seis meses de vida. Os interessados devem se inscrever pessoalmente, na sede da Seção de Controle Animal da Divisão de Zoonoses, localizada na rua Rosa Maria de Oliveira, nº 345, no Jardim Zulmira. Os atendimentos serão das 9h às 11h e das 13h às 16h, com apresentação de CPF, RG e obrigatoriamente um comprovante de residência (deve ser uma correspondência em nome do tutor do animal, não necessariamente contas de água ou luz, mas que conste o nome da pessoa que fará a inscrição). O telefone para outras informações é o (15) 3202-8006.

Belém
A Prefeitura de Belém oferece vacinação antirrábica e castração gratuita de cães e gatos até o próximo dia 27, no distrito de Mosqueiro, em Belém. A ação é realizada na Praça do Carananduba, a partir das 8h. Para a castração, o animal deve ter idade superior a seis meses, estar em jejum por 12 horas, não estar prenhe (no caso das fêmeas) e saudáveis. Já a vacinação é destinada para cães e gatos a partir de três meses. O serviço de castração pode ser agendado no local pelo proprietário do animal, que deve ser morador de Mosqueiro e ter renda abaixo de dois salários mínimos. É obrigatório apresentar documento de identificação e comprovantes de renda e residência. A Prefeitura de Belém disponibiliza o serviço, durante o ano todo, no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na rodovia Augusto Montenegro, em Belém. Somente em 2017, foram 2.400 cirurgias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.