Curiosidades

Porque os gatos esfregam nas nossas pernas?

Você está em pé na sala e o gato passa se esfregando nas suas pernas? Seria uma forma de se coçar? Não, quando isso acontece, ele está se comunicando, você sabia? Esse ato de se esfregar é para marcar território, tentando espalhar as feromonas que se encontram no seu focinho, nas patas, na cauda e no resto do corpo. Eles só marcam como deles as coisas em que sentem confiança, assim podem permanecer desprevenidos quando estão perto desses objetos que tem seu cheiro. Esta secreção é limpa e é indetectável para humanos.

Os feromônios são únicos, como a nossa impressão digital, cada gato tem o seu. As glândulas da face soltam algumas substancias com efeito calmante nos gatos. Quando eles se esfregam em objetos ou em pessoas deixam sua marca olfativa. Outros gatos vão parar, cheirar, identificar se o cheiro é de um gato conhecido, quando ele esteve por ali, em que direção estava indo, até perceber seu humor.

Agora você vai entender aquelas famosas “turrinhas” (ou pequenos toques) que o seu gato lhe dá com a cabeça quando você está deitado – saiba que recebê-las é um grande privilégio. O seu gato faz isso para deixar feromonas que ele possui, na face, e que representam que ele confia e se sente em segurança consigo. Estes componentes químicos ajudam a marcar território e a criar uma ligação com o objeto ou o ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.