Comportamento,  Curiosidades,  Dicas

Os gatos gostam de tomar banho?

Por que os bichanos têm tanta aversão por água? Aqui vão alguns esclarecimentos para quem quer saber mais sobre o assunto, ou para quem tem um gatinho em casa e quer aprender mais sobre o animal e o porquê que eles não gostam de se molhar.

Os gatos vêm de uma linhagem de felinos que viveu em uma região do norte da África, dominado pelo clima seco e árido do Deserto do Saara, ou seja, os felinos não tinham contato com a água e mal sabiam nadar. Por isso, seus descendentes têm menor afinidade com água.  Com o passar dos anos, a região onde habitavam os animais, começou a produzir grãos e os moradores locais a estocá-los.

Com isso, houve o surgimento de vários pequenos roedores, dando aos felinos um motivo para se aproximarem das vilas para caçarem, assim, dando início a sua domesticação, pois os aldeões passaram a querê-los por perto. Em suas caçadas o felino não encontrava necessidade de entrar em rios ou lagos, quase não tinha contato com a água. Sendo assim, não gerou essa adaptação.

Perda sensorial  e odor
Os bichanos não têm a pele adaptada para banhos, por isso, quando molhados, eles ficam mais pesados e perdem a destreza, tato e sensibilidade. Eles encaram isso como uma forma de ameaça por deixa-los totalmente desprotegidos.

Alguns especialistas afirmam que os gatos são hipersensíveis a odores, deixando o animal irritado com o odor emitido pela água e produtos utilizados em seu pelo. Eles não gostam de serem expostos a isso.

A forma própria de tomar banho do felino é se lamber, retirando qualquer sujeira do corpo. Suas glândulas neste processo emitem um odor próprio que eles utilizam como uma forma de marcar seu território. Se tomarem banho, esse odor se esvai deixando o gato irritado.

Como fazer seu animal tomar um banho
É importante levar os gatos sempre a um profissional, pois, caso o bichano não tenha o costume de tomar banho, será preciso persuadi-lo e segurar, sem machucar o animal. Importante lembrar-se de não forçar nada e muito menos empurrar o felino para dentro de algum loca. Se ele se sentir ameaçado, pode atacar e acabar ferindo o dono e ele mesmo.

A melhor forma é acostumar o bichinho desde pequeno a tomar banho em água morna e sem aditivos, secando o gato sempre que o banho terminar com auxílio de um secador de cabelos. A pele dele demora muito para ficar seca, o que é bastante desconfortável para o animal. Assim, quando estiverem na fase adulta, será mais fácil à adaptação do banho.

Fonte: BlastingNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.