Notícias

Atenção Osasco: castração gratuita de animais em julho

A Prefeitura de Osasco vai retomar, em julho, a realização de cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos no Centro de  Controle de Zoonoses. O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Lins, na manhã desta sexta-feira, em postagem nas redes sociais. Segundo ele, o atendimento será permanente no órgão, que tem capacidade para realizar 600 atendimentos por mês.

Em audiência pública, há duas semanas, na Câmara Municipal, o secretário de Saúde, José Carlos Vido, havia adiantado informações sobre a retomada desse tipo de procedimento. Segundo ele, as cirurgias não vinham sendo realizadas porque a atual administração “herdou”, da gestão passada, um CCZ com falta de medicamentos e anestésicos. Ainda segundo o secretário, o processo para compra e regularização dos estoques teve que seguir trâmites burocráticos, o que só permitiu a realização a partir de agora.

Ainda segundo ele, há cerca de 1,5 mil pedidos de cirurgias de castração registrados no CCZ.  Cães e gatos podem ser castrados a partir dos três meses de idade. A cirurgia consiste na retirada dos ovários e útero da fêmea e dos testículos dos machos. Essa é a única forma considerada, ao mesmo tempo, eficaz e humanitária de se fazer o controle da população animal.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na avenida Lourenço Belloli, 1480, no Jardim Baronesa, e também abriga animais que são resgatados das ruas por estarem doentes ou ameaçando pessoas. Eles são castrados e integram feiras de adoção realizadas pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.