Curiosidades,  Saúde

Entenda os olhos fascinantes de um gato

Que os olhos dos gatos são belos não é uma novidade, não é mesmo? O que poucos sabem, é que eles são tão uteis e fundamentais para o felino quanto fascinantes, sendo “projetados” especificamente para observar a movimentação e realizar caçadas.

Como eles vêem de noite?
Os olhos dos bichanos tem uma camada que fica atrás da retina que se assemelha a um espelho, refletindo a luz que entra, onde ele faz mais cones receberem a luz. Ta aí por que eles sempre saem com olhos brilhando nas fotos escuras: são olhos perfeitos para se enxergar a noite!

E o formato?
O que acontece é que a pupila dos gatos dilata ou contrai conforme a quantidade de luz presente, permitindo uma melhor visualização do ambiente. Pupilas dilatadas: Quando o gato está relaxado, animado e brincalhão (totalmente dilatadas). Mas, em alguns casos pode significar medo ou um estado agressivo (semi dilatada).

Olhos azuis
Absolutamente TODOS os gatos nascem com olhos azuis! Quando crescem, eles desenvolvem a cor do olho de acordo com a pelagem:

  • Os gatos pretos sempre possuem olhos amarelo, cobre ou verdes
  • Agora, os gatos brancos, ou com uma porção de manchas brancas, podem ser donos de olhos azuis, verdes, amarelos ou cobre.
  • Já os gatos com manchinhas nos rabos, patas e focinhos, têm olhos azuis.

É claro que podem ocorrer variações genéticas em questão disso, mas em um geral, os felinos seguem um padrão respectivo de coloração do pelo e olhos.

E os gatos com olhos de duas cores?
Quem aí já não se deparou com um gato com olhos de cores diferentes, e não achou simplesmente maravilhoso? É chamado de heterocromia, ou “gato de olho ímpar”. Uma característica presente em diversos animais, e bem comum entre cachorros, cavalos e gatos, ela pode ser causada por quimerismo (quando um animal tem duas ou mais populações de celulas), mosaicismo (basicamente quando há variações nas celulas tronco), hereditariedade (passado “de pai pra filho”) ou causada por ferimentos ou doenças como a neoplasia (ocorrendo somente em casos muito extremos)

Esta característica está associada a gatos de pelagem totalmente branca, e a gatos tricolores (os famosos “gatos malhados”). Gatos brancos apresentam o fenótipo conhecido como “branco dominante”, têm pelagem branca e os olhos podem ser alaranjados, verdes, azuis ou heterocrômicos (sendo um deles azul). É um fenótipo diferente do albinismo, que é recessivo.e ocorre mais frequentemente em certos tipos de raça como o Angorá Turco, Persa e o Turco do Van.

Fonte: Blasting News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.