Curiosidades

Curiosidades que você precisa saber sobre os gatos

A história dos gatos é marcada por sua associação com coisas inexplicáveis.  Seja a lenda que eles têm várias vidas ou a sorte que um gato preto traz, eles são animais sensíveis e misteriosos.

Por isso, para homenagear esses lindos animais, selecionamos cinco curiosidades, que são particularidades dos felinos e tornam esses animais únicos.

1. Entre todos os animais, apenas os felinos ronronam

Pesquisadores não entendem por que os gatos ronronam. Enquanto alguns acreditam que o ato de ronronar esteja ligado a garganta dos gatos, outros levantam a hipótese sobre sua influência no sistema cardiovascular. Isso teoricamente ocorreria porque os gatos têm capacidade de ronronar desde a primeira semana de vida e não alteram suas funções respiratórias (inspiração e expiração) para fazê-lo.  De qualquer forma, até hoje, ninguém sabe a função de ronronar.

2. Gatos conseguem ouvir sons ultrassônicos

O ouvido do gato é tão aguçado que ele consegue ouvir até a comunicação dos roedores que ele caça. Assim, mesmo quando não enxergam sua presa, os gatos conseguem escutá-las e localizá-las.  Para os roedores mais quietos, qualquer movimentação pode chamar a atenção, pois a visão do gato foi desenvolvida para enxergar movimentos, mesmo no escuro.  Sendo assim, para caçar, o gato usa os seus ouvidos, nariz, olhos e toque.

3. Gatos ronronam em diferentes estilos e tons

Enquanto os filhotes têm a capacidade de ronronar em apenas uma nota, felinos adultos são capazes de ronronar a partir de duas ou três notas distintas.  A frequência do ronronar do gato é sempre em torno de 26 ronronos/segundo, similar à frequência de um motor a diesel.

4. Felinos possuem 100 tipos de vocalizações distintas

Apesar do gato apenas miar e ronronar, o felino é capaz de produzir uma sequência de sons distintos para se expressar com o seu dono e outro repertório diferente para se comunicar com outros gatos. Com tantos sons, o gato consegue criar mensagens específicas e até reservar um tipo de miado somente para o seu dono.

5. As patas da frente do gato tem 5 dedos enquanto as de trás tem somente 4

Os gatos são um dos poucos animais que têm uma quantidade diferente de dedos na pata da frente da pata de trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.